Epigenética e Saúde Mental
- laisacazellib
- 4 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Todos sabemos que nossos hábitos, estilo de vida, e ambiente que vivemos influenciam diretamente na nossa saúde e prevenção de doenças. Mas você sabe porquê?
Por que e como a atividade física preveniria a abertura de um quadro ansioso ou depressivo?
Será que filhos de pai/mãe com Transtorno Bipolar (alta herdabilidade genética) estão fadados a ter a doença?
A epigenética explica um pouco: é um sistema paralelo que determina se um gene é expresso, ou silenciado. O plano de como um neurônio normal se transforma em um neurônio disfuncional em determinado transtorno psiquiátrico depende da seleção de genes que são expressos ou silenciados. Assim, o desenvolvimento de doenças não depende apenas de quais genes são herdados, mas de quais serão expressos.
Acreditava-se que o padrão epigenético de ativação e silenciamento de genes se mantivesse estável durante toda a vida. No entanto, atualmente sabe-se que existem várias circunstâncias nas quais a epigenética pode modificar-se em neurônios maduros diferenciados.
Dependendo da experiência, ambiente exposto (abuso na infância, estresse na vida adulta, deficiência nutricional), genes previamente silenciados, podem ser ativados, e vice-versa.
Sabe-se que desde o nascimento, várias experiências podem ser muito protetoras para o nosso cérebro, abaixo listo algumas:
-Afeto (desde a primeira hora de vida, até a senilidade)
-Atividade Física
-Dieta rica em nutrientes
-Música (ouvir ou tocar)
-Psicoterapia
-Medicações psicotrópicas terapêuticas- apenas quando necessário e prescritas por médico capacitado em saúde mental.
Fonte: STAHL- Psicofarmacologia, Bases Neurocientíficas e aplicações práticas.
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻